Descobri hoje que o baby G. tem um dente a romper, pelo que decidi abordar aqui o tema.
Desde que nascem, todos os dias do bebé são vividos com intensidade, magia e imensa felicidade. Mas existem situações que podem deixar os pais mais apreensivos, nomeadamente quando começam a romper os primeiros dentes.
Por norma, as primeiras erupções surgem entre os 4 e os 10 meses, terminando por volta dos 2 anos e meio, altura em que o bebé deverá ter 20 dentes.
Esta é uma fase em que o bebé se encontra mais irritado, com inchaço nas gengivas e maiores níveis de salivação. Outros dos sintomas que poderão surgir são febre, diarreia e dificuldades para dormir.
É normal que o bebé sinta dores e comichão gengival. Mas existem algumas formas de aliviar esses sintomas, nomeadamente:.
- Oferecendo mordedores de borracha, que ajudam a coçar a gengiva;
- Dando ao bebé alimentos e bebidas frias;
- Utilizando dedeiras que ajudam a aliviar a comichão, mantendo, simultaneamente, a higiene da boca.
É imprescindível que, desde logo, se iniciem os cuidados básicos de higiene, como a escovagem, de modo a evitar o aparecimento de cáries e outros problemas dentários.
É de realçar que nem todos os bebés reagem da mesma forma à primeira dentição, por isso, ninguém melhor que o pediatra para o orientar nos cuidados a ter e na melhor forma de lidar com a situação.
Sigam-nos no facebook AQUI!
Sem comentários:
Enviar um comentário