segunda-feira, 26 de agosto de 2013

10 meses - O desenvolvimento do bebé

O baby G. fez ontem 10 meses, pelo que é altura de escrever o artigo sobre o desenvolvimento do bebé nesta idade.

Do nono mês (de que falei aqui) para o décimo não há diferenças substanciais. O bebé, por norma, gatinha, senta-se com firmeza e coloca-se de pé com apoio. É possível que comece a largar as mãos por alguns segundos, tentando ficar de pé sem qualquer apoio, testando o seu equilíbrio. Toda a atenção é fundamental, pois tudo o que sirva para escalar/subir ele vai testar (pequenos móveis, escadas, …).

Se colocado de pé, com a ajuda do adulto, segurando pelas mãos, o bebé consegue dar pequenos passos. Mais tarde ou mais cedo, acabará por surpreender com a autonomia dos seus primeiros passos (sobre este tema ler mais aqui).

Consegue segurar pequenos objectos utilizando a chamada “pinça” (com os dedos polegar e indicador). Consegue brincar com dois objectos em simultâneo e fazer alguns encaixes. Bate palmas e diz adeus.

A segurança é fundamental para prevenir acidentes, pois a sua maior mobilidade e agilidade permitem-lhe abrir portas e gavetas, bem como apanhar todo o tipo de objectos encontrados, levando-os à boca. É importante não colocar detergentes e medicamentos em armários baixos ou, caso se coloquem, estes devem estar trancados. Muita atenção a pequenos objectos que possam estar ao seu alcance pois, se levados à boca, podem provocar engasgamento ou lesões graves. Especial atenção também às tomadas eléctricas que, garantidamente, serão alvo de curiosidade.

As suas vocalizações são cada vez mais diversificadas (ma-ma, pá-pá, …). Entende palavras e frases simples e reconhece o seu nome. É muito importante conversar com ele, evitando a fala infantilizada, o que ajudará a aprimorar a linguagem.

Demonstra os seus gostos, protestando quando algo não lhe agrada.
Já reconhece pelo tom de voz a aprovação, ou não, das suas atitudes. Está na altura de estabelecer limites e dizer não, quando necessário.

É importante, nesta fase, estimular a mastigação do bebé. Para tal, os alimentos devem deixar de lhe ser oferecidos completamente passados. As sopas devem ser arranjadas de forma cada vez mais grosseira, para que se habitue. A fruta deve ser oferecida amassada com um garfo e, posteriormente, em pequenos pedaços. É importante começar a oferecer o segundo prato, para que a sua alimentação se comece a assemelhar cada vez mais à da restante família, devendo evitar o sal, os doces e os fritos.

De notar que isto não é necessariamente verdade para todos os bebés. Cada um tem o seu ritmo, podendo adquirir competências mais cedo ou mais tarde. Mas nada como consultar o pediatra para que ele esclareça todas as dúvidas.



Sigam-nos no facebook AQUI!
Também estamos no instagram AQUI!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...