segunda-feira, 10 de março de 2014

Para o Martim...

Hoje escrevo para ti, meu grande amor, meu Martim, meu menino especial.

A vida nem sempre é fácil, é um facto. Coloca-nos muitas vezes perante situações difíceis, em que temos de optar por um caminho. Nem sempre o mais fácil mas, com certeza, poderá ser o que nos fará chegar mais além.

Estou numa fase em que a vida me confrontou com uma dessas situações.

A verdade é que as leis não te dão crédito. Não acreditam que com o teu diagnóstico consigas progredir e ir mais além. Por esta razão, confrontam-me com uma opção que não aceito. Não aceito porque és demasiado novo. Não aceito porque tenho esperança. Não aceito porque continuo a acreditar em ti e que, com esforço e trabalho, poderás conseguir mais e melhor. Requer muito tempo e dedicação!? Claro que sim! E tu mereces tudo isso.

Na minha qualidade de mãe, não consigo “cortar-te as pernas” quando apenas tens 7 anos. Não consigo obrigar-te a ir para uma instituição aos 16 anos, a uma distância tão grande. Isso seria desistir. Não acreditar nas tuas capacidades, no que podes conquistar e no que te podes vir a tornar.

Tenho perfeita consciência das tuas limitações de hoje, do teu atraso no desenvolvimento. Mas o que é hoje pode não ser amanhã. E isso faz-me lutar. Faz-me acreditar que tudo é possível, inclusive uma grande evolução.

É óbvio que não podem constantemente querer comparar-te com as crianças da tua idade. Não se pode comparar o incomparável! Não és como os outros. Mas tens direito às mesmas oportunidades que os outros.

Apesar de haver quem se esconda por detrás de anonimatos a querer descredibilizar-te e descredibilizar-me, eu não vou desistir de ti. Vou continuar a acreditar e a lutar por tudo o que tens direito e por tudo o que julgo ser melhor para ti. Estarei do teu lado sempre! A apoiar-te. A ajudar-te. A percorrer contigo este caminho de obstáculos e de falta de crença de muitos.

Eu acreditarei sempre! Não acreditar será desistir e eu jamais desistirei.

Sempre contigo,
A mamã

7 comentários:

  1. Um abraço de mãe para mãe. As palavras já aí estão todas. Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. A minha filha também tem um atraso no desenvolvimento e a sensação que me dá é que por vezes o nosso sistema educativo desiste destas crianças. Não podemos é desistir e devemos lutar até ao fim pelo futuro dos nossos! :)

    ResponderEliminar
  3. Eu como professora de alunos do ensino especial, nunca devemos parar de lutar! Tudo é possível, basta acreditar e seguir sempre em frente! É triste que o ensino especial de hoje em dia para estas crianças esteja tão mau e nem o ministério de educação quer saber!

    Todos diferentes, todos iguais!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns, pois eis uma mãe guerreira, forças e nunca desista mesmo quando pessoas tentarem te mostra que não ira conseguir, quem tem Deus consegui tudo !

    ResponderEliminar
  5. Luta, luta sempre!... no ano passado, também me chegaram uns zunzuns de que queriam cortar as pernas ao Gui e eu recusei logo! Após as férias, ele surpreendeu tudo e todos com a melhoria no comportamento e de atitude! Se eu tivesse aceite?! ... Não, eu recuso-me porque sei as capacidades que o meu filho tem!! Ainda tem um longo caminho em certas areas mas noutras é melhor que os seus pares! Como diz o meu marido, a escola não está preparada para formas diferentes de aprender, é tudo muito linear e os nossos meninos e meninas acabam por se perder no meio dos objectivos e conteúdos que têm de ser atingidos...
    Força e sabes que tens aqui outro ombro para usar quando precisares (afinal estamos tão perto!)
    beijos!!

    ResponderEliminar
  6. Um grande abraço é o que aqui lhe deixo, pela sua coragem, pela determinação e por esse amor tão grande. Que sorte a do Martim ter uma Mãe assim!

    ResponderEliminar
  7. Forca, esta tudo dito. Nunca desistir. Ele merece a mãe que tem e luta por ele. Bj
    Bernarda

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...