terça-feira, 20 de setembro de 2016

Respeito e civismo, sim? E sem invejas, por favor!


A Ana Rebelo, a Mãe da Maria, publicou um post dirigido a uma outra mãe que a maltratou por estacionar num lugar para deficientes, direito este que adquiriu devido à incapacidade permanente da qual a sua filha é portadora (podem lê-lo aqui). Claro que eu não pude ficar indiferente!

É impressionante a falta de respeito e de civismo e a cobiça por direitos específicos inerentes à deficiência, que se manifesta vezes demais na nossa sociedade, não só com a família da Maria, mas também com muitas outras famílias que se viram obrigadas a lidar diariamente com esta problemática. E eu por mim falo.

Apesar da situação do Martim ser distinta da da Maria, não tendo eu solicitado qualquer direito a estacionamento em lugar próprio (sim, tem que ser solicitado!), sei que usufruo de direitos associados a esse facto que me são muitas vezes invejados por alguns, nomeadamente um horário de trabalho em jornada contínua, sem interrupções para almoço, que me permite sair mais cedo e prestar-lhe o apoio adequado, com tudo o que isso implica (terapias e afins...).

Tal como a Mãe da Maria referiu, também eu já várias vezes me manifestei dizendo que trocava de bom grado este direito, preferindo ter um horário de trabalho comum, em troca da "normalidade" do meu filho. Mas há pessoas que não entendem. Não têm a capacidade de ver para além do próprio umbigo, cobiçando e invejando alguns direitos apenas pelo bom que têm (como por exemplo, estacionar mais perto ou ir para casa mais cedo), sem fazer qualquer análise de tudo o resto.

Há pessoas que deviam deixar de lado o egocentrismo e ver um pouquinho mais além. Fazias-lhe bem e tornar-se-iam pessoas melhores, com certeza. É que os direitos não existem à toa e lidar com a deficiência só por si já não é "tarefa para fracos", para ter ainda de levar com estas pérolas.

Respeito e civismo, sim? E sem invejas, por favor!

Sigam-nos no INSTAGRAM 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...