quarta-feira, 31 de julho de 2013

Baby G. e o desenvolvimento dos 9 meses

É incrível como o tempo passa tão de depressa! O baby G. está lindo e a ficar um rapazola! Já passaram 9 meses!
Adoro vê-lo crescer. Adoro vê-lo adquirir as competências normais da idade! Adoro a sua já malandrice! Adoro tudo nele! Mas sinto uma certa nostalgia ao observá-lo, pois nos próximos anos não terei bebés cá por casa. E como eu adoro bebés!...

Mas falemos do seu desenvolvimento...

O bebé com 9 meses não pára, estando em constante actividade. A sua coordenação motora evolui a passos largos e, nesta fase, ele está quase pronto para andar. Já consegue ficar de pé sozinho e segurar-se, começando a soltar as mãos para testar o equilíbrio. Já consegue subir pequenos degraus e andar em pé apoiado. Os móveis são uma excelente ajuda. Existem também no mercado brinquedos próprios para esta fase, em que o bebé se apoia em pé e empurra. Outra alternativa será um andarilho, mas existe uma certa polémica à sua volta, havendo quem defenda que este pode ser prejudicial ao desenvolvimento das pernas e dos pés do bebé. Os meus filhos nunca tiveram andarilhos!

Imaginarium


Há quem não saiba bem o que fazer perante a dúvida de calçar ou não sapatinhos ao bebé nesta fase. Eu sempre gostei que os meus andassem descalços, principalmente nas estações quentes, o que é bom, uma vez ajuda a fortalecer o peito do pé e os músculos do pé e da perna, evitando o pé chato, e ajudado também bastante ao equilíbrio. Mas lá está, é uma decisão que cada pai/mãe terá de tomar por si.

Aos 9 meses o bebé já consegue fazer gracinhas e nós pais ficamos completamente babados. O baby G. já bate palminhas! Assim que lhas pedimos ou que cantamos, lá se coloca ele em posição, com um sorriso enorme de satisfação a bater as suas palminhas. Outras gracinhas o bebé estará apto a aprender nesta altura, como piscar os olhos ou dizer adeus.

A sua motricidade fina também está em boa evolução, conseguindo ele já pegar em pequenos objectos ou alimentos com as pontas dos dedos em pinça.
Oferecer-lhe brinquedos com partes removíveis e com portinhas que abrem e fecham será muito benéfico. Joguinhos de construções, formas ou empilháveis também serão óptimos.

Chicco


Atenção porque o bebé já se expressa bem mostrando os seus desejos, vontades e sentimentos. Se lhe retirar um brinquedo, se desaparecer do seu raio de visão ou fizer qualquer outra que não lhe agrade, ele vai automaticamente protestar.

Para ele já existe uma associação entre a colher e o acto de comer, sendo normal adorar bater com ela e fazer uma sujeira imensa. Mas não se importe, é normal e desenvolve a sua capacidade motora, sendo que só perto dos 12M comece a manusear a colher correctamente para se alimentar.

Com 9 meses, o bebé já consegue articular as primeiras palavras de duas sílabas como mamã ou papá. Ainda o fim-de-semana passado me maravilhei com o baby G. que, não me vendo, decidiu começar a percorrer a casa à minha procura. Qual não foi a minha admiração quando, a meio do corredor, ele começou a dizer “Mamã, mamã”. Como devem imaginar babei, claro! Mamã foi a sua primeira palavra dita com intencionalidade.
Já entende o sentido no “não” e responde à chamada do seu nome, interrompendo a sua actividade para olhar para quem o chama.

É muito importante que fale com o bebé o mais que puder. Sempre que esteja perto dele fale, fale, fale… Fale muito, pois estará a mostrar-lhe padrões e ritmos básicos de discurso e maior facilidade terá ele em compreender a dinâmica da comunicação.

Relativamente à dentição, o bebé já deverá ter os 2 incisivos centrais inferiores, devendo estarem para romper os incisivos centrais superiores e os incisivos laterais superiores e inferiores. É importante começar a oferecer-lhe pedacinhos de comida mais consistentes, em vez da comida totalmente passada ou ralada. Ao fazê-lo estará a estimular bastante a mastigação.

Não se esqueça de lhe escovar os dentinhos depois de cada refeição, de modo a evitar a placa bacteriana e cárie.


Sigam-nos no facebook AQUI!

1 comentário:

  1. Obrigada pela partilha. As sugestões são muito interessantes. O meu filhote tem agora 10 meses e estou à procura de novos brinquedos, já que ele me parece farto dos que tem cá em casa. Acabei de encomendar dois online: uma mesa com tijolos de construção e um andador com diferentes atividades da Molto. Comprei numa loja recém-descoberta por aqui, a Eurekakids. Gostei da variedade e dos preços. Até o carrinho bengala adquiri online! Para quem tem pouca inspiração e tempo, é uma ótima opção! ;)

    Maria João

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...