segunda-feira, 4 de novembro de 2013

As crianças nas tarefas domésticas

Os filhos são um espelho daquilo que os seus pais lhe transmitem durante a infância.

Apesar dos meus pais viverem relativamente bem, nunca tiveram empregadas diárias em casa. Quando era pequena, tínhamos apenas uma visita semanal da senhora que ajudava a minha mãe na limpeza e que passava a roupa a ferro.

Desde novinha que fui incentivada a ajudar nas tarefas domésticas (pôr e levantar a mesa, fazer a cama, …). O que não significa que o fizesse todos os dias.

Actualmente, sendo eu a mãe, acho que os meus filhos só têm a ganhar, se tiverem esse ensinamento. E note-se que aqui não faço distinção de sexos. A colaboração deve ser tanto das meninas, como dos meninos. Realço colaboração, não obrigação.

As vantagens que daqui podem advir para as crianças prendem-se com o facto de lhes incutir responsabilidade, ao mesmo tempo que as torna mais independentes, aprendendo a cooperar em família e fazendo com que se sintam mais úteis.

Obviamente que estas tarefas devem ser adequadas à faixa etária em que as crianças se encontram. 
Pode incentivar-se uma criança a arrumar os brinquedos a partir dos 2 anos
Entre os 6 e os 8 anos é importante que aprenda a executar tarefas que consiga iniciar e terminar sozinha, como fazer a cama, dobrar e arrumar roupa, pôr a mesa e manter o quarto arrumado.
A partir dos 9 o grau de exigência pode aumentar, podendo estabelecer se uma rotina com tarefas repartidas por todos, onde se pode incluir lavar a louça e varrer o chão.

Por cá, já há colaboração de todos nas arrumações e nas limpezas.
A F., como é a mais velha, é a que vai participando mais, sendo já norma fazer a cama todos os dias de manhã, antes de sair de casa. Uma das coisas que mais gosta de fazer (e que todos adoramos!) são bolos, que ficam sempre deliciosos. Este foi feito por ela para o lanche de domingo.




Cake Stand Event Pleasures


Sigam-nos no facebook AQUI!
Também estamos no instagram AQUI!

1 comentário:

  1. Concordo totalmente com o que diz neste post! Isso só ajuda as crianças no seu desenvolvimento.
    E a ressalva de que a colaboração deve ser tanto das meninas como dos meninos é, para mim, de extrema importância. :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...