Como já vos falei em tempos, aqui, dos meus 5 filhos, amamentei 4 durante bastante tempo (16, 9, 19 e, até agora, 20 meses).
Sempre tentei manter uma alimentação equilibrada, não me coibindo contudo de comer alimentos de que gosto, apesar de o fazer apenas esporadicamente. Exemplo disso é o chocolate. A verdade é que, ao longo destes 11 anos de maternidade, nunca tinha sentido qualquer influência na saúde dos meus filhos, derivada do tipo de alimentos que ingeria.
Mas a verdade é que nunca é tarde para comprovarmos que esta relação existe. E digo-o sem ter conhecimento da existência de quaisquer estudos médicos. Falo apenas da minha experiência.
Um destes dias, tinha em casa uma caixa de ameixas vermelhas, maduras e docinhas. Adoro! Claro que fui com toda a ganância à caixa e comi umas poucas de seguida. O baby G. já estava a dormir e previa-se uma noite descansada pela frente, pelo que ele só deveria mamar na manhã seguinte. Com a estimativa de 6 horas que supostamente demora a alimentação da Mãe a influenciar o leite materno, mais um belo par de horas, não se previam grandes problemas.
A ameixa é considerada "depurativa" do sangue e "desintoxicante" do aparelho digestivo. Está incluída nos frutos que ajudam a regular o intestino, contribuindo positivamente para o seu funcionamento, em caso de prisão de ventre. Há quem defenda que comidas em excesso poderão provocar relaxamento intestinal excessivo, provocando diarreias.
Na manhã seguinte tudo começou a decorrer dentro da normalidade. Acordar, mamar, vestir e, excepcionalmente nesse dia, passar a manhã com o Pai. Mas 2 horas depois o efeito de tanta ameixa comida pela Mãe começou a ter reflexos no baby. Diarreia atrás de diarreia e alguns vómitos. Inicialmente, pensámos que fosse alguma virose, mas o tempo mostrou-nos que não.
As viroses duram, por norma, 2 a 3 dias e a instabilidade do baby G. resumiu-se a meio dia, pelo que a hipótese da virose foi colocada de parte, passando a relacionar-se todo o problema com as ameixas. Se duvidas existiam, para mim ficou provada a influência da alimentação materna na saúde do bebé.
Para que saibam, alguns dos alimentos que podem influenciar negativamente a saúde do bebé são: alimentos muito gordurosos, chocolate, frutos vermelhos, café, chá e refrigerantes e álcool.
Por outro lado, a banana e o iogurte são excelentes auxílios na restauração da função normal do intestino.
Sem comentários:
Enviar um comentário