segunda-feira, 7 de julho de 2014

Deixar o bebé chorar até adormecer, sim ou não?


É muito conhecida a teoria que defende como melhor forma de adormecer o bebé deitá-lo na sua cama e, mesmo que chore, deixá-lo chorar até se cansar e adormecer. Segundo ela, o bebé ganhará autonomia e independência mais rapidamente.

Confesso que me faz imensa confusão esta situação. Nunca a apliquei com os meus filhos. Parte-me o coração ouvir um bebé a chorar, a pedir consolo, e corro logo em seu auxilio. Até hoje , e a exemplo do que sucedeu com os manos quando eram mais pequenos, o baby G. adormece bem consoladinho junto a mim e só quando ele já dorme o deixo na sua cama, conseguindo ter noites super tranquilas.

Não nos podemos esquecer que o choro é a única forma de comunicação do bebé e que é desta forma que ele expressa as suas necessidades. 

O bebé vê os pais como um porto seguro, disponível para o proteger e auxiliar quando este sente perigo, medo, solidão... Se ao chorar os pais o ignoram, o bebé acabará por perder a confiança e segurança que lhe deviam ser dadas. Este, com o tempo, aprenderá que as suas necessidades não são atendidas, desistindo de chorar. Haverá, sem dúvida, uma extinção de comportamento, mas resultante do desamparo. A suposta independência será uma falsa independência, uma vez que, mesmo necessitando, o bebé aprendeu que não obtém resposta, daí já não chorar. Há mesmo quem diga que a consequência deste tipo de procedimento será uma quebra de vínculo. 

Além disso, ao agir desta forma, os pais estarão a contribuir para que estes bebés se tornem adultos inseguros.

Há pesquisas que demonstram que quanto mais rápido for o auxílio ao bebé, menor virá a ser o choro a longo prazo. A autonomia e independência ganham-se com a maturidade e não com a falta de resposta.

Sigam-nos no facebook e no instagram!

6 comentários:

  1. Depende da situação.
    Nunca fui a favor de deixar chorar e achava uma abominação.
    Até aos 8 meses o meu filho acordava até 10 vezes durante a noite...sim, 10 vezes. Eu estava já a trabalhar, desde os 5 meses dele. Podem imaginar o meu estado físico e principalmente psicológico. Basicamente, não dormia. Trabalhava, chegava a casa, tratava do jantar (muitas vezes até era o meu marido), cuidava da casa, roupa, etc. Sem descansar não há paciência. Não há tempo para nós nem para a relação...o cansaço é imenso. Chorava por estar cansada.
    Acordava de noite porque queria mamar, mamava 1 min e adormecia...não queria voltar para o berço. Eu entendo, o mimo da mamã é tão bom...
    Um noite não consegui mais e deixei-o chorar... chorei também. Foi uma única vez. Na noite seguinte não chorou... nem na seguinte. Adormece sozinho, dorme até as 7h, acorda e diz "Mamã?? B'dia!". Posso dizer que foi a melhor decisão que tomei, apesar de me ter doído muito. Não lhe falta amor, abraços, beijos e toda a atenção que ele pode desejar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro! Cada caso é um caso!
      Ao abordar este tema, referia-me mais especificamente a quem adopta este método diariamente.
      O seu caso foi mais específico. O tempo e o extremo cansaço levaram-na a fazê-lo, mas num único dia.
      Também não duvido do Amor que qualquer Pai ou Mãe, à partida, sentem pelos seus filhos. Acredito que tenham a convicção que de facto será a melhor de agir.
      Um beijinho

      Eliminar
    2. Já falei com imensa gente sobre este tema e todos que optaram deixar chorar por causa do cansaço da mãe (e do pai), os bebés começaram a dormir a noite toda. Não se tornou um hábito chorar durante dias e dias. O máximo foi 3 dias. Aliás, existem alguns artigos que dizem que a adptação demora cerca de 3 dias apenas. O meu filho deixou de andar cansado, porque ele próprio ao acordar tantas vezes ficava todo dia cansado e a choramingar... ficou mais activo, mais sorridente. Creio que foi uma boa decisão... e de certeza que não estou a contribuir para ele se tornar um adulto inseguro, mas pelo contrário. :)

      Eliminar
    3. A minha situacao foi tal e qual como a da Xica maria! Foi a melhor coisa fiz...ele nunca msis chorou, dorme 11 horas por noite e vsi feliz da vida para a cama!

      Eliminar
  2. Tenho 3 filhos e todos têm uma relação com o sono e com o adormecer diferente desde que nasceram. E eu também tive de ser diferente com cada um deles. A única que me deu problemas para dormir, a única que me ia levando ao desespero, à exaustão e às lágrimas foi a mais nova que quando lhe cortei a amamentação não conseguia dormir. Isto foi aos 11 meses, quando eu decidi que com um biberão à noite ela ia ficar mais composta e íamos dormir sem acordar a cada 3 horas... vivemos um verdadeiro inferno durante 6 meses, ela faz amanhã 18, e ainda só adormece ao colo. Tentei uma vez, no desespero total, deixar chorar, mas aquilo para mim é anti natura... é horrível, não consegui. Sei de quem tenha conseguido com sucesso. Eu não. E continuo a achar que colo antes a mais que a menos!!

    ResponderEliminar
  3. Com o meu mais velho, deixei chorar 2 ou 3 noites perto do ano de idade porque me acordava várias vezes por noite para mamar dois minutos e adormecer de seguida. Era claramente uma não necessidade e o prejuizo para o nosso descanso justificou bem a medida que resultou. Mas penso que o que se refere no post é o método do Dr. Estivil, que também usei com os meus 3 filhos. Penso que é preciso saber aplicar na hora certa. Quanto a mim, nunca nos primeiros meses de vida. Mas o método é nem explícito, não é deixar apenas chorar, há um processo de rotina do deitar, de acalmar a criança, de a deixar por períodos curtos sozinha, em busca do sono, que depois aumentam. Não vale a pena diabolizar o processo. Também nunca gostei de deixar os meus filhos chorar, e acredito que devemos atender logo que nos solicitam, mas neste caso foi uma aposta ganha. Ainda hoje, com idades entre os 8 e os 3, a rotina de deitar é tranquila. Depois da história e dos mimos, cada um fica na cama à espera do sono. Atenção que esta não é a família perfeita, claro que há dias em que me aparecem na sala a dizer: não consigo dormir, dóie a barriga... Mas isso faz parte!��

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...