segunda-feira, 7 de julho de 2014

Deixar o bebé chorar até adormecer, sim ou não?


É muito conhecida a teoria que defende como melhor forma de adormecer o bebé deitá-lo na sua cama e, mesmo que chore, deixá-lo chorar até se cansar e adormecer. Segundo ela, o bebé ganhará autonomia e independência mais rapidamente.

Confesso que me faz imensa confusão esta situação. Nunca a apliquei com os meus filhos. Parte-me o coração ouvir um bebé a chorar, a pedir consolo, e corro logo em seu auxilio. Até hoje , e a exemplo do que sucedeu com os manos quando eram mais pequenos, o baby G. adormece bem consoladinho junto a mim e só quando ele já dorme o deixo na sua cama, conseguindo ter noites super tranquilas.

Não nos podemos esquecer que o choro é a única forma de comunicação do bebé e que é desta forma que ele expressa as suas necessidades. 

O bebé vê os pais como um porto seguro, disponível para o proteger e auxiliar quando este sente perigo, medo, solidão... Se ao chorar os pais o ignoram, o bebé acabará por perder a confiança e segurança que lhe deviam ser dadas. Este, com o tempo, aprenderá que as suas necessidades não são atendidas, desistindo de chorar. Haverá, sem dúvida, uma extinção de comportamento, mas resultante do desamparo. A suposta independência será uma falsa independência, uma vez que, mesmo necessitando, o bebé aprendeu que não obtém resposta, daí já não chorar. Há mesmo quem diga que a consequência deste tipo de procedimento será uma quebra de vínculo. 

Além disso, ao agir desta forma, os pais estarão a contribuir para que estes bebés se tornem adultos inseguros.

Há pesquisas que demonstram que quanto mais rápido for o auxílio ao bebé, menor virá a ser o choro a longo prazo. A autonomia e independência ganham-se com a maturidade e não com a falta de resposta.

Sigam-nos no facebook e no instagram!

4 comentários:

  1. Depende da situação.
    Nunca fui a favor de deixar chorar e achava uma abominação.
    Até aos 8 meses o meu filho acordava até 10 vezes durante a noite...sim, 10 vezes. Eu estava já a trabalhar, desde os 5 meses dele. Podem imaginar o meu estado físico e principalmente psicológico. Basicamente, não dormia. Trabalhava, chegava a casa, tratava do jantar (muitas vezes até era o meu marido), cuidava da casa, roupa, etc. Sem descansar não há paciência. Não há tempo para nós nem para a relação...o cansaço é imenso. Chorava por estar cansada.
    Acordava de noite porque queria mamar, mamava 1 min e adormecia...não queria voltar para o berço. Eu entendo, o mimo da mamã é tão bom...
    Um noite não consegui mais e deixei-o chorar... chorei também. Foi uma única vez. Na noite seguinte não chorou... nem na seguinte. Adormece sozinho, dorme até as 7h, acorda e diz "Mamã?? B'dia!". Posso dizer que foi a melhor decisão que tomei, apesar de me ter doído muito. Não lhe falta amor, abraços, beijos e toda a atenção que ele pode desejar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro! Cada caso é um caso!
      Ao abordar este tema, referia-me mais especificamente a quem adopta este método diariamente.
      O seu caso foi mais específico. O tempo e o extremo cansaço levaram-na a fazê-lo, mas num único dia.
      Também não duvido do Amor que qualquer Pai ou Mãe, à partida, sentem pelos seus filhos. Acredito que tenham a convicção que de facto será a melhor de agir.
      Um beijinho

      Eliminar
    2. Já falei com imensa gente sobre este tema e todos que optaram deixar chorar por causa do cansaço da mãe (e do pai), os bebés começaram a dormir a noite toda. Não se tornou um hábito chorar durante dias e dias. O máximo foi 3 dias. Aliás, existem alguns artigos que dizem que a adptação demora cerca de 3 dias apenas. O meu filho deixou de andar cansado, porque ele próprio ao acordar tantas vezes ficava todo dia cansado e a choramingar... ficou mais activo, mais sorridente. Creio que foi uma boa decisão... e de certeza que não estou a contribuir para ele se tornar um adulto inseguro, mas pelo contrário. :)

      Eliminar
    3. A minha situacao foi tal e qual como a da Xica maria! Foi a melhor coisa fiz...ele nunca msis chorou, dorme 11 horas por noite e vsi feliz da vida para a cama!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...