quinta-feira, 13 de junho de 2013

Como preparar o primogénito para a chegada de um irmão

Por norma, a notícia de uma segunda gravidez é motivo de grande alegria e entusiasmo por parte dos pais. Com a experiência parental adquirida com o primeiro filho, a preocupação foca-se, agora, no filho mais velho que, habituado a ter a exclusividade das atenções, vai necessitar de fazer adaptações, o que por vezes não será fácil devido ao seu nível de maturidade. Esta será uma fase em que as doses superiores de atenção e demonstrações de amor terão um papel fundamental.
É importante, que o seu estado emocional esteja bem, para que lide com a transição da melhor forma possível. Assim sendo, é necessário preparar a criança para esta nova realidade, procurando sempre reconhecer, e tratar com respeito, uma possível resistência a esta invasão do seu espaço e o receio de perder a exclusividade do amor do pai e da mãe.
É essencial que os pais fiquem tranquilos, pois essa tranquilidade transparecerá para o seu filho.


É importante contar desde cedo a novidade ao primogénito, pois assim os pais terão bastante tempo para o preparar e trabalhar os seus sentimentos.
Integrá-lo em todo este processo é essencial, esclarecendo todas as mudanças físicas pelas quais a mãe irá passar, associadas a um possível cansaço e nervosismo e nunca usando a desculpa da gravidez para não lhe dar colo ou algo de que ele tenha necessidade. Será uma boa ideia, deixá-lo acompanhar os pais nalgumas consultas pré-natais, especialmente nas que são acompanhadas de ecografia.
As relações sólidas com o pai e outras pessoas responsáveis por cuidar da criança, como por exemplo os avós, são fundamentais. Estas deverão ser reforçadas, pois é natural que, nas primeiras semanas após o nascimento do bebé, a mãe tenha menos tempo para o primogénito.
Cuidado para que, nesta fase, não faça grandes mudanças na rotina da criança (desfralde, tirar a chucha, mudar de cama,…). Se tiver de fazê-las, é conveniente que seja no começo da gravidez e nunca após o nascimento do bebé.


Poderá haver uma regressão ao nível do desenvolvimento com a chegada do irmão, como o uso da chupeta, o xixi na fralda, pesadelos, queda no desempenho escolar ou rebeldia. Tudo isto não passará de uma chamada de atenção aos pais a relembrá-los da sua presença e de que a criança não quer perder o seu amor e atenção.
É muito importante, após o nascimento, nunca esquecer a continuidade da participação da criança mais velha, que deverá ir à maternidade e participar em tudo o que envolve o novo bebé.



Sigam-nos no facebook e no instagram!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...