quarta-feira, 1 de abril de 2015

Porque sensibilizar é importante!


Hoje é dia de dar as boas vindas ao mês de abril e desejar que ele seja bom e generoso.

Se o seu primeiro dia é de brincadeira, dando a possibilidade de dizer mentirinhas bondosas, sem que sejam levadas a mal, não fosse este o Dia das Mentiras; o segundo dia do mês é um dia mais sério ao qual convém dar toda a importância que lhe é devida.

O dia 2 de abril é, desde 2008, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, uma perturbação neurobiológica complexa que afeta a comunicação, o comportamento e as relações sociais, sendo uma fonte de preocupação crescente no domínio da saúde pública a nível mundial, uma vez que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, estando (como quem me segue já sabe) um dos meus filhos incluído na estatítica.

É fundamental e necessário sensibilizar e dismistificar a opinião pública sobre o autismo e os seus efeitos sobre os indivíduos, famílias e sociedade, para levar a esperança a todos, fornecer informações, recursos e formação contri­buindo para que as pessoas com autismo reduzam ao máximo a sua condição autista, tentando que assim possam viver uma vida com a maior liberdade e autonomia possíveis.

Importa salientar que o autismo não tem um padrão clássico e único, havendo uma grande diversidade de casos e situações, que variam entre os mais funcionais e os menos funcionais, daí se designar de Perturbação do Espectro do Autismo.

Uma das formas de assinalar este dia é através do Movimento Light It Up Blue, que consiste na iluminação de azul (cor atribuída ao autismo) de vários monumentos ou escolas no mundo inteiro, durante a primeira semana de abril. No ano passado foram cerca de 30 os edifícios/monumentos iluminados no nosso país, nas noites de 1 e 2 de abril, já estando confirmado um maior número de adesões a este movimento para este ano. Esta iniciativa é estendida à casa de muitas famílias que aderem, iluminando muitas das suas janelas e varandas desta cor.

Outra forma de assinalar a data passa por vestir uma peça de roupa azul neste dia. Nos últimos anos têm sido inúmeras as pessoas a aderir desta forma.

A todos os que me lêem deixo um apelo: aderiam a esta sensibilização, informem-se e entendam o autismo, contribuindo para a eliminação de qualquer tipo de preconceito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...