quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Reflexão: Relações Humanas

Hoje decidi fazer uma reflexão sobre as relações humanas. Não especificamente relações conjugais, mas as relações de um modo mais abrangente.

Para que as relações pendurem no tempo, ou não, as nossas decisões assumem um papel fundamental e princípios como respeito, confiança e verdade estarão na base de toda a sua sustentação, ou não.
É certo que ninguém é perfeito. Todos nós temos defeitos e virtudes e procuramos, ou não, ser pessoas melhores. Todos temos livre arbítrio sobre nós mesmos e tomamos decisões que determinam o futuro dos relacionamentos, decisões essas ponderadas com base nos valores, vivências e perspectivas de vida de cada um. Cabe a cada um decidir por si. Apesar de haver quem se deixe influenciar por outros.
Seja como for, quem decide faz a sua escolha, opta pelo seu caminho.
É importante não esquecer que existem sempre dois lados nas relações: o nosso e o dos outros, pelo que não devemos julgar, nem devemos criticar. Devemos sim compreender. Compreender as decisões de cada um, o que fazem ou dizem, mesmo não concordando. Compreender que cada um decide e fala de acordo com a sua experiência, de acordo com o seu conhecimento, que pode, ou não, ser semelhante à experiência e conhecimento do outro. É fundamental compreender, mesmo não concordando.
Tal como os outros são livres de optar, nós também o somos, pois todos nós vivemos e aprendemos. A vida é uma aprendizagem. 



Sigam-nos no facebook AQUI!
Também estamos no instagram AQUI!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...