quinta-feira, 20 de junho de 2013

10 Dias 10 Marcas: A Casinha da Matilde

A minha marca convidada de hoje é A Casinha da Matilde.

Quem está por trás da marca? 

Somos uma dupla implacável! Irina Filipe Alves e Matilde Alves de Carvalho. Sem a minha ajudante de 2 anos nada seria possível! :)




Como surgiu A Casinha da Matilde?

Ora bem, eu arrumei o curso de Design de Moda numa gaveta e julguei nunca mais de lá o tirar. Dediquei os dez últimos anos da minha vida ao sector bancário. Todos os dias me sentia infeliz, não por não ter encontrado felicidade no meu trabalho, até porque aprendi a gostar do que fazia, mas sim por não fazer aquilo que toda a vida desejei fazer – costurar.
Em 2010 fiquei grávida, 4 ou 5 meses depois de estar grávida soube que iria ficar desempregada. Senti-me aflita. Não que a situação fosse nova para mim, infelizmente não era uma vez que, os dez anos que dediquei ao sector bancário foram sempre em regime de outsourcing o que volta e meia me conferia uns quantos meses de desemprego, mas fiquei aflita por naquela altura saber que aquele desemprego iria afetar também o bebé que trazia comigo.
Resolvi não me lamentar e concentrei todas as minhas energias em tentar arranjar uma solução para a minha situação.

Acreditando sempre que nunca iria desenterrar aquele diploma da gaveta, chegou a hora em que equacionei a hipótese de o fazer. Se tão depressa nisso pensei, mais depressa agi.
Abri uma página no facebook. Abri um blog. “A Casinha da Matilde”.

A Matilde tinha chegado à minha vida há 3 meses, foi ela a grande impulsionadora deste projeto, foi por ela que fundei este projeto, é por ela que luto todos os dias para levar esta “história” mais longe, portanto, fazia todo o sentido que este projeto tivesse o nome dela – A Casinha da Matilde.

Mesmo não acreditando que conseguisse vingar nesta área, resolvi começar a costurar umas coisinhas simples em casa. Necessaires, bolsinhas, capas de livros… foi assim que comecei.
Nas primeiras semanas não vendi nada, nos primeiros meses vendi alguma coisa, no primeiro ano vendi uma quantidade significativa, e, um ano e meio depois cheguei a suspender encomendas por excesso de trabalho. Esta foi a minha primeira grande vitória e afirmei-me assim no mundo do artesanato.

Hoje tenho uma página no facebook que já ultrapassou os 18.000 seguidores, dou workshops, faço roupa de criança e muitos outros trabalhos variados. Fui alvo de uma aposta por parte da editora Tuttirev e neste momento colaboro com a revista “Faça Fácil”. Brevemente poderão encontrar nas bancas também uma revista de costura profissional que será toda ela elaborada por mim, bem como, um livro de costura no qual já estou a trabalhar e que brevemente será editado também pela Tuttirev.

Abri o meu atelier na Parede, no Centro Comercial Galerias Parede Plaza – Loja 10, e é lá que todos os dias transformo sonhos em realidade. Vivo no meu conto de fadas porque faço precisamente aquilo que mais amo na vida – Costurar J


Quais as grandes tendências da estação? 

O meu trabalho é um bocadinho diferente do comum. Eu não “sou” uma loja, “sou” um atelier, sou uma costureira, sou a pessoas que as mamãs escolhem para pôr em prática as ideias que lhes aparecem na cabeça sobre as roupas dos filhotes. Eu sou a pessoa que coloca no tecido as ideias das mamãs, daí não ter uma colecção específica, eu tenho antes nas minhas criações o resultado do gosto das minhas clientes. Algumas criações são resultado da minha imaginação, outras já são resultado das minhas criações mas com algumas transformações a pedido das clientes.

Conto brevemente dar um novo passo e ter uma colecção própria. Irá acontecer brevemente mas, tal como em tudo na vida, eu gosto de dar passos pequeninos e firmes por isso o projeto está na gaveta e vai de lá sair assim que o meu livro sair para o mercado.



Quais as suas fontes de inspiração?

Quando lanço modelos criados por mim, sem serem pedidos de clientes, inspiro-me na minha filhota J Sigo também cadernos de tendências estrangeiros e aposto muito neste momento num estilo amoroso que está muito em voga: vintage.


Qual a sua peça de eleição? 

A que vos apresento não é a minha peça de eleição, mas é a peça eleita pelas minhas clientes: Vestido Lenço dos Namorados. Já vendi mais de 100 e já me cruzei com “um” na rua, foi um momento enternecedor e precioso para mim. Eu não sou uma grande marca, a probabilidade de encontrar uma peça minha na rua é mínima por isso confesso que deitei uma lagrimita J  É um vestido lindo e 100% Português, vendi já imensos para o estrangeiro.



Obrigada Irina!


Sigam-nos no facebook AQUI!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...