segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Autismo, parte do nosso dia-a-dia.

Camisa Cordel Stylish Kids

No dia em que recebi o diagnóstico de Autismo do Martim, lembro-me de chegar a casa e ficar horas sentada no sofá , de portátil na mão, a devorar informação. Foi um dia difícil em que o medo e a angústia se apoderaram de mim.

Desde aí, até aos dias de hoje, tenho aprendido a lidar com o autismo de uma forma diferente, dando a real importância, mas sem dramatizar e exagerar. Aliás ter mais quatro filhos (tão importantes quanto o Martim) faz com que consigamos não dramatizar e lidar de uma forma mais natural com tudo.

Para quem não sabe, ou já ouviu falar mas nunca tentou perceber mais, o autismo é um distúrbio neurológico complexo, caracterizado por comprometimentos significativos e persistentes na interação social (tais como compartilhar emoções, entender como as pessoas se sentem , expressar empatia ou manter conversas), na comunicação verbal e na comunicação não-verbal (apontar, gesticular e manter contacto visual), bem como por comportamentos restritos e repetitivos (tais como repetir palavras ou ações, brincar com coisas de forma incomum - virar objetos, enfileirar brinquedos - ou insistir em seguir rotinas ou cronogramas rígidos), sendo estes grandes obstáculos à independência e autonomia. Claro que varia de pessoa para pessoa e consoante o grau do autismo.

Camisas dos meninos Cordel Stylish Kids

Para nós o dia-a-dia começa a tornar-se mais fácil ao conhecer melhor como lidar com ele, sendo o mais importante o desenvolvimento social e a independência. Mas na escola nem sempre foi fácil o dia-a-dia, tendo muitas vezes me sentido indignada com a desvalorização das capacidades do Martim e achando que também é preciso que acreditem nele para que ele se desenvolva e adquira mais competências.

Para lidar melhor com o autismo e com esta realidade durante estes anos temos ido a bastantes workshops. E, para quem estiver interessado, no dia 28 de Fevereiro irá decorrer em Coimbra um Workshop sobre a  IntroduçãoBásica à Árvore da Aprendizagem e ao Greenspan Floortime Approach®, organizado pela TIS -Technological and Intelligent Systems. Neste Workshop vão ser abordadas temáticas que vão ajudar exatamente pais, mães, professores e médicos a saber lidar e a perceber como o sistema sensorial e as diferentes áreas de processamento são integrados no modelo da Árvore da Aprendizagem, e como o sistema emocional funciona como mediador da integração sensorial, para além da exploração de diferentes ideias para interação com crianças em diferentes níveis de desenvolvimento dentro de diferentes tipos de brincadeiras.

E porque estamos no mundo digital também para ajudar quem queira saber mais sobre este assunto e precise de orientação, em parceria com a TIS, temos 10 códigos de desconto no valor da inscrição para as primeiras 10 pessoas a entrar em contacto por mensagem, e-mail ou comentário!


Se o autismo faz parte do teu dia-a-dia também e precisas de descomplicar, 
APROVEITA!!

Camisa Cordel Stylish Kids

Sigam-nos no INSTAGRAM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...