terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Educação baseada no medo cria adultos infelizes - as nossas dicas



Hoje venho falar-vos de educação.
Cada vez mais olho para os meus filhos e penso como sou grata por vê-los crescer assim... Ter cinco filhos obriga-nos a ser muito exigentes com a educação deles, pois sabemos que para cumprirem as tarefas diárias, terem boas notas e se respeitarem uns aos outros necessitam exatamente disso, educação.
A maioria dos pais deseja filhos obedientes. Muitas vezes porque foram criados de forma rigorosa e decidem dar correções severas quando a criança faz algo de errado. E, na maior parte dos casos, não há acordos, diálogos ou concessões.
A conversa, a atenção, o carinho, e a empatia fazem com que os nossos filhos se tornem adultos conscientes, absorvam regras coerentes, noções de respeito e responsabilidade.
No entanto, a educação baseada no medo, a inibição dos sentimentos e autoritarismo podem causar sérios problemas psicológicos a longo prazo. Para mim ensinar com base no medo só gera infelicidade. A verdade é que muitas vezes, em casa, o nosso filho até pode ser um anjo, mas na rua ou na escola, longe de nós, ele torna-se uma pessoa agressiva. É isso que acontece quando uma criança tem uma educação baseada na ameaça por repreensão. Longe dos pais, os filhos sentem liberdade de fazer o que querem: bullying, brigas, desrespeito e comportamentos perigosos.
Aqui em casa, no nosso Reino, existe sempre o esforço por cumprir à primeira o que se está a pedir, porque mais ninguém o vai fazer por eles e fazemos uma distribuição de responsabilidades. Desta forma as nossas crianças e a nossa adolescente estão a tornar-se pessoas desinibidas, abertas e com atitude, sem sobreproteção e, dentro do normal, muito educadas. Claramente têm as birras delas de vez em quando, mas quem é que não tem birras, até aos 50?

Acho que entre pais todos podemos dar dicas, e não é por nós termos cinco que as nossas dicas valem mais do que as dicas dos pais que só têm um, por isso aqui ficam as nossas dicas:
1º - Ter boas conversas com os nossos filhos;
2º Estabelecer regras, como horários para dormir, alimentação adequada, limite de tempo para usar o telemóvel e jogar com o ipad.
·       3º Respeito: Não é possível exigir respeito do seu filho, se nós enquanto pais não o fazemos. Por isso, evite gritar, dizer palavrões, humilhar e gozar com a criança. Troque as palavras negativas e ensine novas lições com paciência e amor.

E vocês pensam o mesmo? Quais são as vossas dicas?



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...