terça-feira, 13 de maio de 2014

Uma GRANDE vitória!

O dia 13 de maio é um dia de que sempre gostei particularmente, o Dia de Nossa Senhora de Fátima. E, a partir de hoje, vai ser ainda mais especial.

Se, para quaisquer pais de crianças ditas normais, é encarado com naturalidade o facto de aos 2/3 anos os filhos deixarem a fralda, quando se tem um filho autista, com um grande atraso no desenvolvimento, as coisas não são assim tão lineares.

Tinha o Martim 3 anos quando todo o processo de desfralde começou. E durou, durou, durou... O insucesso era notório. Ao fim de mais de 3 anos, o Martim continuava a não ir à casa de banho sozinho, por livre iniciativa, e os xixis e cocós continuavam a ser feitos na roupa. 

Ao fim de todo este tempo e de um cansaço extremo, aliado a outros factores, vi-me obrigada a desistir. E, criticada por uns e aplaudida por outros, voltei a colocar a fralda no Martim. Apesar de muitas insistências para que lha voltasse ao dresfralde, 4 meses depois, não o fiz. Não estava preparada para começar tudo de novo! Sabia que ele também não. 

Só há cerca de um mês, praticamente 1 ano depois, senti que era o momento. E assim foi! Reiniciámos o processo e os resultados têm sido fantásticos. Posso dizer que, em todo este tempo (casa/escola) apenas houve um deslize. 

Mas a surpresa das surpresas tive-a hoje, há cerca de 10 minutos, quando vi o Martim passar por mim e dirigir-se à casa de banho de forma independente. Fiquei tão feliz! E sim, isto para mim é uma vitória, uma GRANDE vitória, que chegou num dia tão especial.

Obrigada, meu filho!

Sigam-nos no facebook e no instagram!

4 comentários:

  1. Vitória, vitória e que assim continue , sem pressas, ao seu ritmo.
    Que a Mãe de Jesus e nossa Mãe do céu continue a olhar por Vós..

    ResponderEliminar
  2. Um grande beijinho ao Martim! Muitos parabéns por esta vitória Martim! ♥

    ResponderEliminar
  3. fantástico, desta vai <3 beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...