sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Dormir, ou não, com o nosso bebé?

Hoje em dia, quando vamos com o nosso bebé ao médico, é muito usual que nos perguntem se o bebé dorme no berço e nos seja dada a indicação de nunca dormir com o ele na mesma cama como uma ordem a ser seguida.  A justificação dada para tal é que ao dormirmos podemos sufocar o bebé durante um descuido, para além do facto de os começar a tornar independentes desde cedo.
Mas será que não há vantagens em trazer o bebé para a nossa cama?

Há várias razões que podemos invocar para o fazer, como sejam:
 - protecção;
 - monitorização;
 - fácil acesso à alimentação, principalmente quando se amamenta, sendo que a mãe tem tendência a amamentar durante mais tempo, comparativamente com as que não o fazem. E como se sabe, quanto mais tempo amamentar, maiores serão os benefícios tanto para a mãe, como para o bebé;
 - redução do número de episódios de choro;
 - os pais conseguem dormir mais e melhor (por mim falo);
 - mais tempo com o filho, aumentando os laços que os une.

Num estudo feito em 1994, por Heron, demonstrou-se que os bebés que dividiam a cama com os pais, ao chegarem à idade adulta, tinham menos doenças psiquiátricas, demonstravam um melhor conforto com a identidade sexual, eram adultos mais independentes e com melhor controle emocional e de stress.
Assim sendo, contrariamente ao que normalmente é feito, o dormir com o bebé deveria ser estimulado, até porque trás consequências positivas quando este é chega à idade adulta.
Há risco de acidente quando se dorme com o bebé, mas este poderá ser reduzido.
- O colchão deve ser firme e liso;

- Devemos certificar que o bebé não pode cair da cama ou ficar entalado;
- O quarto não pode estar muito quente (16-18º é o ideal);
- O bebé não deve ter vestida a mesma roupa que teria caso ele estivesse na cama sozinho;
- Os cobertores não podem aquecer demasiado o bebé ou cobrir-lhe a cabeça;

- O pai deverá saber quando o bebé está na cama;
- Se uma criança mais velha estiver também na mesma cama, a mãe, ou o pai, deverá dormir entre a criança e o bebé.

Na maioria das vezes, as mães que amamentam automaticamente se colocam numa posição que protege o bebé e lhe impede o movimento. Este, enquanto mama, é deitado de lado. Mas quando não o estiver a fazer, deverá ser deitado de costas e nunca para baixo ou de lado.




Cá por casa, o G. faz sempre o seu primeiro soninho no berço, mas, invarialmente, ao primeiro acordar nocturno, lá vem ele para a cama dos pais para mamar e por lá vai ficando. Bem ou mal, que me proporciona noites mais tranquilas, lá isso proporciona.

3 comentários:

  1. É o dormir com os pais e a chucha.....há tempo, temos tempo, eles têm tempo! Tive 3 filhos, todos dormiram comigo, os 2 mais velhos já são crescidos e bestiais, a pequenina ainda chucha e ainda vem dormir comigo quando lhe apetece.....aos poucos vão largando e abandonando os hábitos de pequeninos! tenho a certeza que é por isso que têm uma boa autoestima e encaram positivamente a vida!

    ResponderEliminar
  2. Cá por casa somos 4 na cama :) e muitas vezes chegamos a ser 5 :) adoro cosleeping :)

    ResponderEliminar
  3. Cá em casa a bebé fica na cama dos pais, só por uma razão, é porque tanto eu como o pai adoramos que ela esteja no nosso meio. Gostamos de a ter ali ao nosso lado, com aquela expressão feliz, de quem se sente realizada e muito amada por nós.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...