O baby G. está a crescer a olhos vistos. Já fez os 5 mesinhos (foi ontem!) e está enorme, grande e rechonchudo... Só dá vontade de morder naquelas bochechas lindas e nas pernocas gordas cheias de pregas.
É incrível como, de dia para dia, se notam diferenças no seu desenvolvimento!
Aos 5 meses tem uma maior simetria entre a cabeça e os membros, sendo a sua postura mais firme. Já se mantém sentado com apoio, por períodos maiores, rola na cama quando virado de bruços, mantém a cabeça estável e apoia-se na palma das mãos na tentativa de se levantar.
Chegou à chamada fase da exploração. Agarra objectos que estão ao seu alcance e leva tudo à boca, pois esta é, de momento, a forma de experimentar e diferenciar as coisas.
Mas não são só os objectos que leva à boca... Agarra também o dedo do adulto e tenta morder. O baby G. gosta de morder, especialmente, a mama da mãe. Mas, quando o faz, eu retiro-lha e digo NÃO, com firmeza. Ele fica muito sério a olhar para mim e às vezes faz aquele beicinho lindo que eu adoro. Tem de ser, de modo a perder esse comportamento. Nesta fase, utiliza o contacto físico para comunicar... Agarra, apalpa, quer sentir e tocar em tudo.
Acha graça aos sons que consegue emitir ao brincar e ri imenso. Dá gritos de alegria e balbucia, de modo a chamar a atenção para si. As suas expressões são bastante elucidativas dos seus sentimentos (alegria, excitação, susto, medo ou ansiedade).
Com a visão mais desenvolvida, começa a estranhar pessoas que não conhece.
Quanto ao virar da cabeça da direcção de um som que lhe chame a atenção, é sinal de que também ao nível auditivo tem um excelente desenvolvimento.
E é tão bom saber que o nosso bebé está dentro dos padrões de desenvolvimentos normais para a idade!
Continua assim, meu amor! Lindo, maravilhoso e cheio de saúde!
Adoro-te, meu príncipe do reino encantado!
Sigam-nos no facebook AQUI!
Coisinha mais fofa! Beijinho para o Reino do Sete!
ResponderEliminarBeijinho Teresa! :)
Eliminar