quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Especial Natal: Lume Brando

A menos de uma semana do Natal, apresento-vos a Teresa Rebelo. Uma mulher do norte, 39 anos, casada e mãe de dois rapazes. Redatora publicitária freelancer e home baker. Escritora do blog de culinária Lume Brando.
Eu adorei a sugestão que a Teresa apresenta. Espero que também gostem.


Desde pequena que adoro tudo o que esteja relacionado com a cozinha e com a comida. Lembro-me de passar várias manhãs de domingo, no tempo da primária, a passar receitas na máquina de escrever do meu pai: as que eu criteriosamente seleccionava dos livros de cozinha da minha mãe e da minha tia. Na minha família sempre se valorizou a comida caseira, bem como fazer as refeições e as festas em casa.
Só comecei a cozinhar a sério depois de casar, ainda que tenha estudado fora de casa – em Braga, no Minho do meu coração – e em Salamanca, onde fiz o Erasmus. Mas nestes tempos de estudante, como se sabe, outros ‘valores mais altos se levantam’ e, nessa altura, o que eu praticava era uma cozinha de sobrevivência.
Depois, com o meu marido como maior fã (e maior crítico também), comecei a cozinhar mais e a experimentar coisas novas, sempre inspirada pela família e pelo amigos, que adoro juntar à volta da mesa.
O blog surgiu naturalmente do meu interesse pela cozinha, há já quase 10 anos, e é uma motivação para fazer mais e melhor: quer ao nível das receitas, quer ao nível da fotografia, uma área que também sempre me cativou.”
“Para mim, o melhor do natal, são as memórias de infância. Porque o natal sabe mesmo melhor quando somos pequenos. O facto de ter filhos ajuda-me a manter viva a magia do natal. Dessas recordações fazem parte o acreditar no Pai Natal (e ficar muito zangada porque o meu pai nunca estava connosco quando ele aparecia...), as visitas ao avós paternos, o desembrulhar expectante dos presentes, as ansiadas férias da escola.
Mas há coisas boas que não têm mudado felizmente: a família reunida, o tradicional almoço de primos, os lanches com os amigos (que incluem cada vez mais crianças): tudo isto faz parte das minhas rotinas de natal. E eu sou uma rapariga que gosta de rotinas, ainda que às vezes não as consiga seguir!
A receita que partilho é dedicada aos pais e às mães que gostam de fazer atividades giras e divertidas com os filhos, para que um dia mais tarde também estes tenham boas recordações da sua infância.



Bolachinhas de cacau

1 chávena* de cacau em pó
¾ de chávena* de farinha sem fermento
1 pitada de sal fino
120 g manteiga sem sal
160 g de açúcar
1 ovo

*250 ml de capacidade

Peneirar o cacau, a farinha e o sal para uma taça.
Noutra taça grande bater a manteiga e o açúcar com a batedeira eléctrica (ou usar um robot de cozinha). Juntar o ovo e bater até estar incorporado. Adicionar a esta mistura os ingredientes secos, de forma gradual, até se obter uma massa escura e uniforme.
Dividir em duas porções, dar-lhes a forma de um disco, embrulhar em película aderente e levar ao frigorífico cerca de 1 h.
Pré-aquecer o forno nos 180º.
Colocar a massa entre duas folhas de papel vegetal e esticar com o rolo até se obter uma espessura de cerca de 0,5 cm (enfarinhar a folha de baixo de papel vegetal, ajuda a que a massa não cole). Fazer as bolachas desejadas, com cortadores, e levar a cozer cerca de 20 minutos. Se quiser depois passar um fio ou uma fita nas bolachas, faça um furinho nas mesmas antes de irem ao forno, com a ajuda de uma palhinha de beber. Esteja atento ao forno, pois como as bolachas são escuras é mais difícil perceber quando estão no ponto e podem queimar. Elas endurecem e ficam crocantes depois de arrefecidas.

Glacé
250 g açúcar em pó
1 clara de ovo L
Sumo de limão e/ou água

Numa taça grande coloque a clara de ovo. Pese o açúcar e vá peneirando-o para a taça da clara, mexendo com um batedor de varas. Não junte o açúcar todo de uma vez, vá verificando a consistência. Deve ficar bem espesso e liso. Junte um fio de sumo de limão e volte a mexer. Se quiser uma consistência mais fina, pode juntar um pouco de água, se quiser uma consistência mais espessa, junte mais açúcar em pó. Pode fazer o glacé na batedeira ou no robot de cozinha e neste caso não precisa de peneirar o açúcar.
Tape com película aderente junto à superfície, quando não estiver a usar, pois seca rapidamente. Use um saco de pastelaria descartável e um bico de pasteleiro fino para decorar ou use uma saco de congelação limpo, cortando um pouquinho da ponta.


Muito obrigada, Teresa!

Sigam-nos no facebook AQUI!
Também estamos no instagram AQUI!

2 comentários:

  1. O Lume Brando agradece ao "Reino" o convite, foi um prazer participar.
    Aproveito para desejar um natal feliz e tudo de bom para os 7 :)
    Beijinhos
    Teresa

    ResponderEliminar
  2. Que bom é conhecer mais um pouco da autora do blog Lume Brando! Estas bolachinhas estão lindas! E são um ótimo presente!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...